Iniciativas de combate às desigualdades das quais as organizações da ABCD fazem parte

 

As organizações da ABCD trabalham em diversas frentes para combater as desigualdades. Listamos abaixo algumas das iniciativas das quais as nossas integrantes fazem parte e/ou apoiam.

Carta pelo direito à educação das meninas negras
Maria Abramo Caldeira Brant Maria Abramo Caldeira Brant

Carta pelo direito à educação das meninas negras

Geledés realizou a pesquisa “A educação das meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades”, que revelou que meninas negras foram as mais atingidas pelo acirramento das desigualdades educacionais na pandemia de Covid-19. Buscando cobrar as instituições responsáveis por mitigar essas desigualdades, o Geledés lançou uma carta-compromisso pelo direito à educação de meninas negras a ser assinada por organizações da sociedade civil e instituições de defesa de direitos.

Leia mais
A Renda Básica que Queremos
Maria Abramo Caldeira Brant Maria Abramo Caldeira Brant

A Renda Básica que Queremos

As 270 organizações e redes que compõem a campanha Renda Básica Que Queremos, que, em articulação com deputados da oposição, conseguiram fazer com que fosse aprovado o auxílio emergencial de R$ 600 durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19, agora pressionam por uma política de renda básica permanente.

Nesta fase da campanha, as organizações propõem parâmetros para orientar uma política de renda básica pautada por quatro princípios: o da renda como direito humano, fundamental e indivisível dos demais; o da política de Renda Básica como vetor de redução de desigualdades raciais e sociais; o da solidariedade em relação ao seu financiamento; e o do reconhecimento de que o programa Bolsa Família precisa ser ampliado e deve ser a base para implementar um renda básica permanente.

Leia mais
Plataforma Antirracista nas Eleições
Maria Abramo Caldeira Brant Maria Abramo Caldeira Brant

Plataforma Antirracista nas Eleições

A PANE é uma plataforma que reúne ações e ferramentas para aumentar a participação de mulheres negras na política, fomentando sua entrada nos espaços de decisão, pressionando os partidos a viabilizarem suas candidaturas, e cobrando o compromisso do maior número possível de candidaturas com a defesa de políticas públicas antirracistas.

Na primeira fase, a campanha, capitaneada pelo Instituto Marielle Franco em parceria com a Educafro, o Movimento Mulheres Negras Decidem e a Coalizão Negra por Direitos, pede ao TSE que volte a debater e aprove o pedido para distribuição proporcional de financiamento e tempo de propaganda para candidaturas negras nas eleições.

Leia mais
Enquanto Houver  Racismo, Não Haverá Democracia
Maria Abramo Caldeira Brant Maria Abramo Caldeira Brant

Enquanto Houver Racismo, Não Haverá Democracia

Organizações ligadas à Coalizão Negra por Direitos publicaram um manifesto convocando toda a sociedade brasileira a agir para erradicar o racismo e apoiar as pautas históricas do movimento negro.

“Não há democracia sem enfrentar o racismo, a violência policial e o sistema judiciário que encarcera desproporcionalmente a população negra. Não há cidadania sem garantir redistribuição de renda, trabalho, saúde, terra, moradia, educação, cultura, mobilidade, lazer e participação da população negra em espaços decisórios de poder”, afirma o texto.

Leia mais